Foi o dia de todas as decisões. Depois das fases de qualificação, 14 selecções, dos cinco continentes, tinham uma última oportunidade de garantir a presença no Mundial 2010. No final, a qualificação sorriu à França, Portugal, Grécia, Eslovénia, Argélia, Nova Zelândia e Uruguai.

França qualifica-se com polémica, Rússia perde com a Eslovénia

Na zona Europeia, mediam forças os segundos classificados dos grupos de apuramento. Portugal conseguiu ultrapassar a Bósnia com relativa facilidade, naquela que terá sido a eliminatória menos equilibrada deste playoff. A França lutou muito para chegar ao Mundial. Pela frente, teve uma Irlanda muito lutadora, com o mítico Trappatoni no banco.

Os franceses foram ganhar por 0-1 a Dublin, com um golo de Anelka, o que deixava boas perspectivas para o jogo da segunda-mão, em Paris. No entanto, Robbie Keane gelou o público francês, ao fazer, na primeira parte, o golo da Irlanda.

Os irlandeses mantiveram-se em vantagem até ao fim do jogo, criando vários lances de perigo. No entanto, no prolongamento, a França fez o golo do empate, o que permitiu aos gauleses confirmar a presença no Mundial. Gallas finalizou junto à baliza, depois de Henry ter jogado a bola com a mão. Grandes protestos dos irlandeses no final do jogo, mas nada havia a fazer: a França vai, a Irlanda fica.

Menos polémico foi o jogo entre a Eslovénia e a Rússia. Os russos partiram como favoritos, mas foi mesmo a equipa de Matjaz Kek a avançar para a África do Sul. No jogo da primeira-mão, em Moscovo, os russos entraram muito bem e ganhavam por 2-0 a dez minutos do fim. Mas Pecnik, jogador do Nacional, fez o 2-1 e deixou tudo em aberto para o jogo em Maribor.

A Eslovénia precisava de vencer por 1-0 para passar e cumpriu, com uma exibição personalizada e eficaz. Dedic fez o golo da vitória, aos 44′. A Rússia, de Guus Hiddink, nunca conseguiu incomodar muito a baliza de Handanovic e está uns furos abaixo da Rússia que se mostrou em grande nível no Euro 2008.

Já a Grécia ultrapassou uma Ucrânia que não conseguiu aproveitar em Donetsk o empate a zero conquistado em Atenas. Um golo de Salpingidis, aos 31 minutos, atirou a Ucrânia para fora da competição e confirmou a presença da equipa de Otto Rehhagel.

Nova Zelândia, Argélia e Uruguai avançam

Fora da Europa, o grande destaque vai para a qualificação da Argélia. A equipa de Saadane foi obrigada a disputar um jogo de desempate com o Egipto porque as duas selecções acabaram a fase de qualificação em igualdade pontual e com a mesma diferença de golos.

O encontro, disputado no Sudão, ficou marcado por um ambiente escaldante, dentro e fora das quatro linhas. O defesa Yahia fez o golo da vitória argelina, aos 40 minutos, que valeu à nação árabe a presença no Mundial 2010. O Egipto continua com o “trauma” das qualificações: apesar dos bons resultados nas competições africanas, os “Faraós” continuam a falhar as fases finais do Mundial.

O Uruguai beneficiou da vitória da primeira-mão na Costa Rica e afastou os “Tecos” com um resultado final de 2-1. No primeiro jogo, a equipa sul-americana (5.ª na fase de qualificação) venceu por 1-0 e ontem não foi além de um empate (1-1), apesar da boa exibição. Navas, guarda-redes da Costa Rica, foi uma das figuras do jogo, mas não evitou a eliminação da sua equipa no playoff. Segue para a África do Sul o Uruguai, selecção histórica, que conta com duas vitórias no currículo (1930 e 1950).

A Nova Zelândia carimbou a presença no último fim-de-semana, ao bater o Bahrain por 1-0, em Wellington. A modesta selecção oceânica empatou a zero na primeira-mão e Fallon apontou o golo que valeu o apuramento dos “All Whites” no jogo da segunda-mão. A Nova Zelândia é especialmente conhecida pelo Rugby, mas estes dias são de festa para o futebol neo-zelandês.