A Bolsa Virtual de Emprego Universia, iniciada em Portugal em 2007, já vai na 5.ª edição. O salão bianual, que decorre online, é dirigido a estudantes finalistas, a recém-licenciados e a jovens profissionais em início de carreira que pretendam obter o seu primeiro emprego. Nela participam empresas e universidades, que, através de stands interactivos, se dão a conhecer aos candidatos.

Na página da Internet da Bolsa, os candidatos podem fazer um teste de orientação profissional, cuja pontuação é fornecida às entidades empregadoras, bem como deixar o seu currículum. É, também, através do site que os interessados realizam provas de selecção para os empregos pretendidos e assistem a colóquios via chat.

A feira funciona da mesma forma que uma feira de emprego normal, tendo as mesmas funcionalidades, mas a vantagem de não ter hora de abertura ou fecho. Assim, os candidatos podem visitar os stands das empresas e universidades, ver vídeos e entregar currículos a qualquer hora do dia e sem necessidade de deslocação.

Para além das universidades associadas, participam, nesta edição, 16 empresas. A maior novidade prende-se com a entrada da empresa de telecomunicações PT, que marca presença pela primeira vez.

A 4.ª edição realizou-se em Maio deste ano e ofereceu 796 vagas de emprego. Mais de treze mil currículos foram entregues. Para esta edição, ainda não há números concretos quanto às vagas disponíveis, mas a organização promete “algumas centenas” de oportunidades de emprego. O “aspecto gráfico e a navegação na página foram melhorados”, segundo a organização e, por isso, são esperados “entre 200 e 300 mil visitantes”. A segunda edição deste ano tem início às 18 horas de segunda-feira e termina a 6 de Dezembro.