A presidente do Massachusetts Institute of Technology (MIT), Susan Hockfield, vai ser distinguida com o doutoramento honoris causa pela associação de três universidades portuguesas. A iniciativa, inédita em Portugal, surge devido ao Programa MIT-Portugal, que tem por objectivo dinamizar a cooperação em rede de universidades portuguesas, o instituto norte-americano e centros de investigação.

O programa foi assinado pelo Estado português e o MIT em 2006, e dele já resultaram diversos projectos na área dos transportes e energias renováveis e na sustentabilidade energética das ilhas portuguesas, entre outras áreas abrangidas pelo programa. O projecto de cooperação tem como principal objectivo o desenvolvimento das áreas com emprego potencial nas próximas décadas e em que é necessário investir, para garantir emprego qualificado.

Coincidindo com a visita da presidente do MIT a Portugal esta semana para receber o doutoramento, serão lançadas três novas redes de investigação pelo Programa MIT-Portugal: uma associada a um fórum sobre cidades sustentáveis, que envolve duas cidades portuguesas (Lisboa e Porto) e outras cidades espalhadas pelo Mundo, outra ligada a sistemas sustentáveis de energia e mobilidade eléctrica e uma terceira sobre células estaminais, engenharia de tecidos e medicina regenerativa.

O doutoramento honoris causa é conferido a Susan Hockfield quarta-feira, na Academia das Ciências de Lisboa, pela Universidade do Porto, Universidade Nova de Lisboa e Universidade Técnica de Lisboa.

Susan Hockfield tem 58 anos e é investigadora na área do desenvolvimento do cérebro. É a 16ª presidente do Massachusetts Institute of Technology.