São três, no total, os estudantes do Ensino Superior que o “Boavista Futebol Clube integra no seu plantel. Um feito para o clube nortenho, como garante a direcção desportiva, mas que “não foi propositado”.

O director de comunicação do Boavista, Francisco Ferreira, afirma que “este número só foi conseguido devido a um conjunto de factores”, entre os quais o facto do Boavista se encontrar na II Divisão Zona Norte. A presença do clube nesta divisão permite aos jogadores ter mais tempo livre pois, apesar dos treinos “serem na mesma intensivos”, os jogos “são mais perto” da cidade do Porto, não implicando tantas deslocações e dando aos jogadores mais tempo para estudar.

Em declarações ao JPN, Francisco Ferreira refere que esta aposta na formação académica é uma “decisão útil e inteligente por parte dos jogadores”, para no futuro aliar os conhecimentos que foram adquirindo ao longo das suas formações.

Carlos Miguel, médio-defensivo do Boavista, é um dos três atletas estudantes. Licenciado em Educação Física, frequenta agora o 2.º ano de Mestrado em Alto Rendimento Desportivo em Desportos de Equipa, em Barcelona, o que implica uma viagem todos os meses à cidade espanhola.

No entanto, garante, que esta actividade não interfere no seu rendimento desportivo “devido a um acordo com a direcção do clube” que lhe permite ausentar-se por motivos académicos, refere o atleta.

Desta forma, o Boavista iguala o número de jogadores no Ensino Superior da Associação Académica de Coimbra, também com três atletas a frequentar cursos superiores.