Identificar e aprovar programas de voluntariado, definindo-lhes os “objectivos, a natureza, o conteúdo, a finalidade e a duração do trabalho a realizar”, é o objectivo da Comissão de Voluntariado da U. Porto (UP), que organiza, esta sexta-feira, a partir das 9h45, o I Encontro sobre Voluntariado na Universidade, na reitoria (ver Programa em PDF).

A iniciativa, que se realiza na véspera do Dia Internacional do Voluntariado, pretende “dar a conhecer os programas de voluntariado desenvolvidos por algumas das faculdades e associações de estudantes, assim como apresentar projectos futuros”, salienta Maria Clara Martins, coordenadora do projecto de Voluntariado Estudantil Tutorial.

O voluntariado na UP enceta, assim, uma nova fase, depois do projecto-piloto Voluntariado Estudantil Tutorial, que esteve na origem da Comissão.

A principal vantagem desta nova iniciativa é “reunir, num só sítio, toda a informação disponível sobre os programas de voluntariado desenvolvidos pelas várias instituições da UP”. Além disso, é “bem mais abrangente” do que o anterior projecto, já que envolve “toda a comunidade”, “aproveita o que já existe” e “potencia novos projectos”.

“Disponibilidade”

O próximo passo da Comissão é criar uma Bolsa de Voluntários “destinada a funcionários docentes e não docentes, estudantes, aposentados e ex-alunos”, diz a responsável. Quem estiver interessado, poderá registar-se, em breve, numa “página específica no site da UP”. Não existindo prazos de inscrição, “em qualquer altura do ano as pessoas podem inscrever-se nos projectos existentes”.

As principais áreas de intervenção passam pela saúde, educação e sociedade, entre outras. Os interessados apenas precisam de ter uma característica “muito importante”: “disponibilidade, disponibilidade e disponibilidade”.

“Os voluntários devem pensar: eu estou aqui para o que der e vier, eu estou aqui para ajudar e colaborar.”