O trabalho desenvolvido pelos estudantes voluntários no Agrupamento de Escolas de Miragaia (AEM) tem como objectivo o combate ao abandono e insucesso escolar. Promovido pela Câmara Municipal do Porto, no âmbito do programa “Porto de Futuro“, o projecto iniciou-se em Maio de 2008 e apenas aceita como voluntários estudantes da Universidade do Porto (UP).

O Voluntariado Estudantil Tutorial já vai na 3.ª edição e o balanço, diz Maria Clara Martins, coordenadora da iniciativa, é positivo: “Os resultados foram de tal forma positivos que conseguimos que a maioria dos meninos que estavam referenciados em risco de não transitar de ano lectivo, passassem com uma ou nenhuma negativa.”

O facto de os alunos de Miragaia “terem alguém que se preocupa com eles, que pensa neles, que os ajuda, que, todas as semanas, àquela hora, está lá por eles, é meio caminho andado para o sucesso”, considera Clara Martins.

Com a participação de voluntários das áreas de estudo mais distintas, o projecto não procura voluntários específicos, mas sim estudantes que “dão o seu contributo humano” e que “vão ajudando nas matérias que se sentem mais à vontade”. Essencialmente, “procuramos voluntários disponíveis”, sublinha a responsável.