Os carros eléctricos portuenses ganham, a partir de hoje, uma nova vida. As viagens nos famosos eléctricos da cidade vão ser animadas durante o período de Natal e Ano Novo, para atrair portuenses e turistas para a Baixa do Porto.

O projecto chama-se “Eléctrico de Natal 2009” e foi apresentado hoje, quinta-feira, no “Café Piolho”, pela Sociedade de Transportes Colectivos do Porto (STCP), pela PortoLazer (empresa municipal) e pela Associação de Comerciantes do Porto (ACP). O objectivo do serviço especial é promover o comércio tradicional da Baixa, animando os eléctricos que, decorados a preceito, percorrem os percursos comerciais do Porto.

Segundo o presidente da ACP, Nuno Camilo, a iniciativa é, também, “uma forma de promover o turismo”. A ideia, que surgiu como “uma partilha de sinergias” entre as três entidades poderá ser, julga, uma mais valia para os comerciantes, especialmente tendo em conta “a redução do preço do bilhete do eléctrico para quem comprar no comércio tradicional”, que passa de cinco euros para três euros.

Igual opinião tem o representante da PortoLazer e também vereador do Turismo, Inovação e Lazer, Vladimiro Feliz, que entende que a iniciativa vai “criar mais uma valência no programa de animação de Natal da cidade”, que é apresentado amanhã, sexta-feira. A ideia apela a um “reviver do passado” e poderá ser “um estímulo” para os comerciantes da Baixa do Porto. “É um pólo de atractividade para os portuenses e turistas chegarem mais perto do comércio tradicional”, justifica.

Mas o projecto não passa só pela promoção do comércio tradicional. Segundo a presidente do Conselho de Administração da STCP, Fernanda Meneses, a ideia é, igualmente, “promover a quadra festiva” do Natal e torná-la “mais alegre”, apesar do “tempo cinzento” que se vive “por causa da crise que bateu à porta”.

Alunos do 4.º Ano estreiam Eléctrico de Natal

Os primeiros passageiros a embarcar no “Eléctrico de Natal 2009” esta quinta-feira foram os alunos do 4.º ano da escola Carlos Alberto, muitos dos quais nunca tinham andado de eléctrico.

“Estes candeeiros são antigos”, exclama um dos passageiros de palmo e meio ao olhar para o tecto, enquanto o motorista conduz o eléctrico pela Batalha. Muito bem informados, os colegas vão assinalando a passagem pelo Teatro Nacional São João, enquanto tiram notas, para depois escreverem uma composição sobre a viagem.

Para além dos funcionários vestidos de Pai Natal, que vão distribuindo presentes durante a viagem, tanto aos passageiros, como a quem passa, o palhaço faz as delícias das crianças com balões moldados ao gosto de cada um. “Senhor palhaço, eu quero uma aranha”, diz um dos rapazes. E os pedidos de balões multiplicaram-se pela viagem inaugural na Linha 22, que saiu do Carmo em direcção à Batalha, passando por ruas como a de Santa Catarina ou Passos Manuel.

A animação continua a partir de dia 18 e até 24 de Dezembro, entre as 10h00 e as 18h30. Já no que diz respeito à animação nocturna, esta inicia-se hoje e funcionará até dia 2 de Janeiro. Os animadores interagem com os passageiros nas noites de quinta-feira, sexta-feira e sábado, entre as 20h00 e as 22h30.