Realiza-se a 7 e 8 de Janeiro, na Faculdade de Letras, a sexta edição do Workshop de E-Learning . As sessões são gratuitas, mas necessitam de inscrição prévia, dado o número limitado de lugares. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas através do preenchimento de um formulário no próprio site.

Destinado a alunos e docentes da UP, o workshop é uma oportunidade para debater novas questões de pedagogia, recorrendo às novas tecnologias associadas ao ensino à distância. “É um evento descontraído, onde se partilham experiências de estudo do ano anterior. É interessante para recolher novas estratégias e ideias e é sempre bom aprender novos modos de abordar certos temas”, diz Isabel Martins, coordenadora do Gabinete de Apoio para as novas Tecnologias da Educação da Universidade do Porto (GATIUP).

O objectivo, afirma a responsável, é “divulgar os trabalhos que os docentes fizeram no ano lectivo anterior [dentro da área do e-learning] e apresentar os casos de estudo concorrentes ao Prémio de Excelência E-learning”, uma competição organizada pela Universidade do Porto (UP).

Este ano, diz Isabel Martins, houve “menos candidaturas aos prémios do que era esperado”, por isso terá de “ser feita uma modificação”. Um reflexo do quanto “os docentes estão sobrecarregados”, afirma.

Para já, Isabel Martins avança que no dia 7 vai decorrer uma formação sobre porteólios digitais, orientada por uma docente da Universidade de Amesterdão.