Dezembro, Natal, ruas iluminadas, comércio em rebuliço, lojas cheias – um cenário que já estamos habituados a ver. No entanto, a falta de confiança no futuro económico do país faz com que os consumidores apertem o cinto na hora de comprar as suas prendas de Natal.

O comércio tradicional da Baixa do Porto já viveu dias bem mais lucrativos. Hoje, na Rua Santa Catarina, é comum encontrar lojas vazias e vendedores desolados. Os portuenses voltam-se para os centros comerciais, em busca de melhores preços, fugindo ao frio que se sente cá fora.

Maria Reis, funcionária de uma loja em Santa Catarina, refere que em vinte anos como vendedora na Baixa numa passou por uma fase tão má. “Nem o sábado, que era um dia de muito movimento”, lamenta.

Outro veterano das ruas da Baixa é Zacarias, que há 32 anos vende artesanato pelas artérias portuenses. O comerciante relembra com nostalgia os tempos em que na sua barraquinha vendia tudo o que produzia no seu ateliê. Hoje, diz, “bom” é o dia em que consegue facturar mais de 20 euros. “Dantes toda a gente queria coisas originais; agora não.”

Actividades para todos os gostos

Talvez para contrariar esta situação, a Câmara Municipal do Porto investiu, este ano, meio milhão de euros no Natal d’Ouro, uma forma de animar as ruas do centro da cidade na quadra natalícia. Para além do já habitual desfile de Pais Natal, que se realiza este domingo, há uma pista de gelo na Avenida dos Aliados. O Eléctrico de Natal pode ser uma alternativa para viajar entre as várias artérias comerciais portuenses.

Na Praça D. João I está patente, até 23 de Dezembro, uma feira de artesanato. Aliás, são várias as feirinhas que apostam neste género de produtos. Este sábado, o Plano B promove, uma vez mais, o “Natal Feito à Mão”. Na Rua Galeria de Paris tem lugar, no mesmo dia, o evento “Artesanato Urbano“.

O Mercado Porto Belo, na Praça Carlos Alberto, pode ser uma outra hipótese para os presentes de última hora, tal como o Flea Market, que aposta, também este sábado, numa venda de garagem vintage especial Natal.

O Bazar de Natal da Fundação de Serralves é uma outra escolha. A instituição, aliás, programou várias actividades gratuitas para toda a família, tal como a Casa da Música com os seus Concertos de Natal.

Na segunda-feira, 21 de Dezembro, Luís Represas actua na Avenida dos Aliados. Para a passagem de ano, está prometido o tradicional fogo de artifício e ainda os espectáculos de Emanuel e Samba Land.