Tirou arquitectura com o estigma do nome que carrega. Hoje, com 47 anos, já encontrou um certo reconhecimento pelo seu trabalho, mas continua a ser conhecido como o “filho de Siza Vieira”.

Álvaro Leite Siza não sabia que queria seguir as pisadas do pai. Só depois de uma passagem pela Faculdade de Direito da Universidade do Porto é que encarou a realidade. “Como era bom a desenhar, percebi que podia seguir o meu caminho dentro da mesma disciplina mas independente do meu pai”, recorda, em entrevista ao JPN.

No decorrer do curso, apontavam-lhe os apelidos. Por isso, não estagiou com o pai, mas sim com o arquitecto Souto Moura: “Deontologicamente não era muito correcto estagiar com o meu pai. Seria uma situação desconfortável tanto para mim como para ele. Aliás, ele nunca interferiu no meu percurso académico.”

Iniciou o seu percurso no mundo da arquitectura ao projectar várias discotecas na área do Grande Porto, como o Estado Novo e o Mantra, mas cedo percebeu que, o que estava em jogo, não era a “qualidade” do seu trabalho, mas sim o seu “nome”. Agora olha para a Arquitectura como a “a mãe de todas as Artes”, porque, “para além do papel funcional e objectivo que tem de ter, ainda pode estar na vanguarda da própria Arte”.

Reconhecimento internacional

Surge-lhe então a oportunidade de projectar uma casa de férias em Ribeira de Pena, Vila Real, que viria a ficar conhecida como a Casa Toló. “Ninguém conhecia o projecto, nem mesmo o meu pai. Até que fui nomeado para o concurso “Wall Paper Awards“, para o qual só concorriam projectos de vanguarda.”

Não venceu o concurso, mas veio a arrecadar um prémio com esse projecto num outro concurso de arquitectura na Rússia.

Actualmente, Álvaro Leite Siza está a dar vida a um “sonho antigo”: construir a sua casa e ateliê na Foz do Porto. “Quero ter uma vida melhor e mais organizada. Pela primeira vez, estou a conciliar expressão artística, dedicação à arquitectura, com o lado empresarial, muito objectivo. Quero conseguir por em pé algo que tem por base um negócio complexíssimo que é a arquitectura.”