Definida como “um projecto multidisciplinar, de crítica e análise sob diferentes pontos de vista em torno de temas centrais”, a revista TRAMA surge do programa de incentivo a projectos liderados por estudantes empreendedores LIDERA da Universidade do Porto (UP), aproveitado pela Associação Cultural e Juvenil EVOLUIR, um grupo que reúne estudantes de várias faculdades.

Com projecto iniciado no ano lectivo passado, o grupo registou a marca há um ano e realizou um concurso nacional, aberto a todo o público académico, para a selecção de trabalhos que seriam publicados pela futura revista, trabalhos esses subordinados ao tema “Conceito”.

Onde comprar

Com o apoio do Instituto Português da Juventude, a revista está disponível nas livrarias de faculdades da Universidade do Porto e na Universidade Lusíada, bem como em livrarias tanto no Porto, como em Lisboa. A revista pode ser ainda adquirida, segundo a organização, no site da publicação em www.revistatrama.com (em remodelação). A partir da segunda edição, adianta a organização, a distribuição “será feita a nível internacional”. Cada revista custa quatro euros, estando, também, disponível uma edição especial em capa de madeira, a seis euros.

Segundo o director da revista, Ricardo Pinto, o grupo recebeu, durante o concurso, “trabalhos teóricos e práticos”, sendo “privilegiada a diversidade, criatividade e multidisciplinariedade” na escolha dos ensaios que seriam publicados e discutidos na revista, em paralelo com outros projectos profissionais já existentes. “Interessou-nos principalmente a forma como os trabalhos se desenvolviam a partir desse ‘conceito’ e de que forma esse mesmo ‘conceito’ era algo intrínseco no projecto e algo que manteve na concretização do mesmo”, explica.

O resultado do primeiro concurso foi, agora, revelado, e compõe a edição número zero da TRAMA, apresentada na quinta-feira na FAUP, e dividida em sete temas principais: arquitectura, artes visuais, plásticas, performativas, literatura, design e cine-video.

“As expectativas resultantes deste concurso forma superadas”, assinada Ricardo Pinto, sendo que o grupo chegou, até, a “receber mensagens de estudantes estrangeiros interessados em participar”. Por isso mesmo, a organização decidiu estender o concurso de selecção de trabalhos académicos para a próxima edição a projectos estrangeiros e tem por missão “ganhar carácter internacional”.

O próximo número da revista terá como tema a palavra “Memória” e será também um aglomerado dos trabalhos seleccionados pelo grupo em concurso, a ser lançado ainda este mês. O prazo de entrega de trabalhos termina a 15 de Março.