Despertar nas crianças a partir dos três anos de idade o interesse pela música clássica e estimular o seu crescimento como ser humano através de uma parceria com as artes. É este o objectivo do projecto Zéthoven, criado na Covilhã há dez anos, que conta com a coordenação do maestro Luís Cipriano.

Aqui, as crianças, oriundas de várias escolas do centro do país e da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), têm a possibilidade de contactar com uma orquestra sinfónica, “perceber como esta funciona e aprender mais sobre os instrumentos”, explica, ao JPN, o coordenador.

Zéthoven na Casa da Música:

O projecto Zéthoven sobe ao palco da Casa da Música já no dia 28 de Janeiro. Às crianças cabe a abertura da conferência Leadership Grand Conference, que conta com o maestro da Orquestra Sinfónica de Boston, Benjamim Zander, como orador. Na conferência, organizada pela Win Productions, vão estar presentes empresas e entidades que podem estar interessadas em patrocinar actividades culturais.

Por outro lado, pretende-se suscitar nos mais pequenos um gosto pela música. Para isso, foi criada uma personagem de animação, que dá nome ao próprio projecto: o Zéthoven. As crianças sentem, dessa forma, uma proximidade maior pela música e “uma motivação acrescida ao apresentarem o seu trabalho publicamente”, diz Cipriano. Concertos, audições, espectáculos em programas de TV são algumas das actividades do grupo.

O projecto prevê um desenvolvimento a todos os níveis humanos uma vez que, segundo Luís Cipriano, a “música tem determinadas capacidades que permitem o desenvolvimento das próprias capacidades das crianças”. “Qualquer criança deve ser encaminhada para aquilo que tem jeito, até para ser mais feliz no futuro.”

Seis discos gravados

Após dez anos de trabalho, seis discos gravados, participação em vários
programas de televisão, concertos dentro e fora do país, o projecto começa a ser reconhecido a nível nacional e internacional.

Luís Cipriano revela, até, que vai começar a trabalhar com crianças da zona de Salamanca e também com algumas de Bordeaux, França. “No próximo CD do Zéthoven essas crianças vêm a Portugal gravar com crianças portuguesas”, diz.

Sem esquecer “o trabalho, o rigor e o esforço que são necessários para o sucesso de um projecto como este”, o maestro realça ainda que “nada é impeditivo pelo facto de estarmos aqui [no interior do país]”, até porque a música “é fundamental na formação de uma sociedade melhor”.