O primeiro ministro, José Sócrates, garantiu hoje, domingo, que os depósitos dos clientes do Banco Privado Português estão assegurados pelo Estado e que os lesados poderão receber as quantias aplicadas a partir de Março.

Para tal, afirma José Sócrates, o Governo vai “constituir um fundo para que todos os cidadãos portugueses que tinham o seu dinheiro aplicado no retorno absoluto possam recuperar até 250 mil euros”.

A garantia foi dada à margem das comemorações do 31 de Janeiro, no Porto, onde cerca de duas dezenas de clientes do BPP resolveram manifestar-se, vaiando a entrada do primeiro ministro e do presidente da República, Aníbal Cavaco Silva.

Já o Ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, também presente nas celebrações do Centenário da República, no Porto, acrescentou que “a partir de Março, as pessoas vão receber parte do dinheiro que aplicaram no retorno absoluto”. “Nós evitamos a falência do banco para criarmos condições para que as pessoas recuperem o mais possível do dinheiro que aplicaram”, esclareceu.

O Governo garante, então, a totalidade dos depósitos até 250 mil euros. Os clientes que têm depósitos que ultrapassam esta quantia, “terão o dinheiro aplicado no fundo, que irá recuperar valor”, explica Teixeira dos Santos.