Quando, em 2006, Márcia Novais entrou para Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto (FBAUP) sentiu que faltava a vontade de, à imagem do passado, mostrar os trabalhos dos alunos finalistas. Chegou ao último ano de Design de Comunicação e decidiu ser “pró-activa”. Abraçou esta falha e, no âmbito do projecto final da licenciatura, idealizou o Close-Up.

Festa de Lançamento:

Até Julho, a equipa está a “parir o Close-Up um pouco todos os dias”, graceja Márcia. Para já, está programada, para este sábado, no Passos Manuel, uma festa de lançamento. Na agenda estão os concertos de Labrador + PMA e Cavalheiro e o djset de Concorrência. Os bilhetes custam dois euros (djset) e cinco euros (djset e concerto). O dinheiro arrecadado vai custear a exposição e o catálogo.

O projecto visa a projecção dos trabalhos dos alunos finalistas da FBAUP, de forma a “promover os jovens artistas e designers”, afirma a coordenadora. Mas não só. “Pode ser uma plataforma de crítica e de reflexão sobre o que se passa na arte e na saída dos licenciados”, esclarece Luís Nunes, membro da equipa de trabalho.

De 1 a 11 de Julho, o Close-Up instala-se na antiga sede da RDP, na Rua Cândido dos Reis. Aí realiza-se a exposição colectiva dos trabalhos a concurso, que vão ser seleccionados por um júri composto por nomes como Ricardo Nicolau, Gabriela Vaz Pinheiro, Mário Moura e Pedro Tudela. Vai ser produzido um catálogo com imagens dos trabalhos e textos críticos de personalidades relevantes para o universo artístico.

Vão realizar-se também conferências dedicadas a temas como a empregabilidade no mercado criativo, a gestão e projecção de portfólio, o papel do designer e do artista na regeneração dos centros urbanos e a função da escola e da Universidade enquanto formadoras.

O objectivo é que o Close-Up “tenha continuidade” e ganhe nome na cidade. “É uma das nossas maiores preocupações”, admite Márcia Novais, que quer, desta forma, contrariar o “desinteresse” dos alunos e da escola.