A Faculdade de Ciências da Nutrição e da Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) funciona há cerca de um ano nas instalações da Faculdade de Engenharia (FEUP), desde que as obras da Faculdade de Medicina levaram à demolição dos pré-fabricados onde, durante 32 anos, funcionou a instituição.

Maria Daniel Almeida, Presidente do Conselho Directivo da FCNAUP, conta ao JPN que ainda não existem planos concretos para daqui a dois anos, altura em que termina o contrato de cedência das instalações na FEUP.

A FCNAUP, a funcionar em instalações provisórias desde a sua fundação, em 1976, aguarda a aprovação de Mariano Gago, ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, para prosseguir com a construção de instalações próprias. O projecto está pronto desde 2007, mas carece de aprovação do Governo para conseguir financiamento público dos cinco milhões de euros da obra.

Para o normal funcionamento da Faculdade de Nutrição, provisoriamente nas instalações da FEUP, construiu-se um edifício pré-fabricado que alberga dois laboratórios, além da AEFCNAUP. Ambas as faculdades têm beneficiado com a mudança: enquanto tem a vantagem de trabalhar com um dos maiores organismos da UP, a Faculdade de Nutrição tem organizado diversas acções para alunos e funcionários da FEUP, tais como cursos, congressos e aconselhamento nutricional.

FCNAUP na lista de prioridades da UP

Da parte da Reitoria também não há uma solução para o caso. Neste momento, as atenções estão focadas nas obras das novas instalações do ICBAS e da FFUP e na remodelação da FMUP.

No entanto, a FCNAUP é a única faculdade da Universidade do Porto que não tem instalações próprias. Encontra-se, portanto, na lista de prioridades da UP em termos de modernização das infraestruturas, tarefa facilitada por ser “um edifício relativamente pequeno”, conforme afirmou o vice-reitor para o Património Edificado, António Cardoso, a propósito dos edifícios da UP com necessidades de intervenção.

Maria Daniel Almeida confia que a solução virá a tempo. “Certamente o início do processo de construção do edifício da FCNAUP estará para breve, tendo em consideração que esta faculdade se mantém a única faculdade do ensino universitário público a formar Nutricionistas, e já deu provas de viabilidade e mesmo de sucesso”, afirma a presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Nutrição.