Mais de 700 jovens investigadores, com uma média de idades a rondar os 21 anos, participam na terceira edição do Encontro de Jovens Investigadores da Universidade do Porto (IJUP). A mostra decorre pela primeira vez no edifício da Reitoria entre 17 e 19 de Fevereiro e dará a conhecer 410 trabalhos de investigação realizados por alunos do 1.º e 2.º ciclos da Universidade do Porto (UP).

Para o vice-reitor Jorge Gonçalves, a mudança para a Reitoria é benéfica para os participantes porque é “uma oportunidade para os jovens poderem conhecer melhor a Reitoria e sentir aquele edifício como seu”. “Vão sentir mais o peso da responsabilidade de fazer parte desta comunidade que é a Universidade do Porto”, entende Jorge Gonçalves, acrescentando que o facto do edifício ser “um espaço comum” vai contribuir para que o certame “acabe por ter um significado diferente”.

No encontro, as centenas de jovens mostram os resultados dos trabalhos de investigação desenvolvidos num ambiente em tudo semelhante ao de um autêntico congresso científico, testando as suas aptições e dando a conhecer o seu potencial empreendedor a possíveis empregadores. Aliás, o ciclo é inaugurado com uma sessão de abertura presidida pelo presidente de uma empresa que aposta no empreendedorismo, que decorrerá no dia 17, às 9h00, no Salão Nobre da Reitoria.

Tendo como principal objectivo incutir nos estudantes da UP o gosto pela investigação, o encontro permite que os alunos “tenham um conhecimento mais directo com o processo de criação de conhecimento”. “É, também, um esforço para criar canais de comunicação entre a universidade e a sociedade”.

Já a pensar em futuras edições, Jorge Gonçalves admite que a organização espera poder “duplicar o número de participantes” no futuro, porque “isso é um sinal de que se está a mudar a mentalidade do estudante, dos grupos de investigação e da universidade”, garante o vice-reitor, adiantando que já começou a receber propostas de “algumas entidades que se querem associar a futuras edições, para atribuir mais bolsas”.

A inscrição para a edição deste ano do IJUP podia ser feita até 24 de Janeiro, sendo que o prazo para submissão de resumos ia de 15 de Dezembro a 15 de Janeiro.