De 22 a 26 de Fevereiro, a 30.ª edição do Fantasporto conta com um ciclo dedicado à robótica e ao cinema. À semelhança do que aconteceu o ano passado com a arquitectura, a organização optou por uma programação que fizesse a ponte entre os dois mundos.

Cinema e Robótica:

A robótica não está presente apenas nas conferências do pré-Fantas, mas também nos filmes exibidos. Esta terça-feira há sessão dupla no Grande Auditório do Rivoli, com “Tetsuo 2 – The Cyberpunk”, de Shynia Tsukamoto, e “Cronos”, de Guillermo del Toro. No Pequeno Auditório, são apresentados, às 21h45, os filmes “Robocop – Prime Detectives: Meltdown”, de Julian Grant, e “Frostbitten”, de Anders Bank.

No dia 25, quinta-feira, Peter Corke é o convidado da primeira conferência deste ciclo. Corke é um investigador australiano da Universidade de Queensland, cujo trabalho se centra nos robots subterrâneos, terrestres, aéreos e submarinos. A segunda conferência, na sexta-feira, conta com a presença de Aníbal Ollero. O professor espanhol, da Universidade de Sevilha, lidera um grupo de investigação e já esteve envolvido em inúmeros programas ligados à coordenação e controlo de aeronaves.

Para além da robótica, os efeitos especiais também estão em destaque nesta primeira semana. Nos workshops dos dias 24 e 25, o Fantasporto traz à cidade David Marti (Óscar Melhor Caracterização em 2007 por “O Labirinto do Fauno”) e Collin Arthur (“2001 – Odisseia no Espaço”), dando a possibilidade aos participantes de conhecer um pouco mais sobre esta técnica cinematográfica.

A abertura oficial do Fantasporto, que comemora o seu 30.º aniversário, dá-se esta sexta-feira, às 20h30. O filme que marca o arranque oficial é “Solomon Kane” de Michael J. Basset, com produção de Samuel Hadida, convidado do festival.