Luís Sousa Pires, um dos mais experientes maratonistas nacionais, elogia a Maratona do Porto como “uma das mais interessantes do Mundo”. O Presidente do Porto Runners quer aumentar número de universitários nas corridas de modo a incutir nos jovens o gosto pelo atletismo, desporto que encara como “revitalizante” e que “funciona como escape à fatigante rotina” do dia-a-dia.

Luís Sousa Pires começou a correr há apenas sete anos para fugir às dores de uma lesão nas costas provocada pelo ténis, mas já é presidente de um clube de corrida, o Porto Runners, que fundou. Desde o início que contabiliza todas as passadas. “Foram 37 maratonas e 6 ultra-maratonas, a uma cadência de 10 ou 11 maratonas por ano”, enumera. Um esforço que, só em 2008, fica traduzido nos “3200 quilómetros efectuados em treinos e 600 km em provas.

Desportista desde os tempos de juventude, praticou coisas tão diversificadas como futebol ou triatlo e pretende “continuar a correr até aos 70 anos”, objectivo que considera “mais importante que bater recordes ou ganhar mais umas posições numa corrida”.

Conhecedor de algumas das mais importantes maratonas do Mundo (Chicago, Berlim, Rio de Janeiro, Grécia) o fundador do Porto Runners elege a Maratona do Porto como “a mais bonita da Europa”, devido às “excelentes condições”, quer “em termos de organização”, como “no que diz respeito ao percurso e paisagem”.

A todos os que pretendem abraçar o atletismo de fundo, aconselha “muita força de vontade, disciplina e sacrifício”. Valores que associa, também, a “todos aqueles que pretendem fazer uma boa carreira académica”, justificando, assim, a sua vontade de ver mais estudantes universitários nas corridas portuenses.

“Levantar às 6h15 para treinar e às 9h00 já estar a trabalhar exige, de facto, muita dedicação, até porque há dias em que não apetece nada correr”, confessa. Mas, “faça chuva ou faça sol”, Luís Sousa Pires garante que não falta a um treino. “Mesmo que a temperatura desça aos zero graus e haja ventos ciclónicos, calço as sapatilhas e vou treinar, junto ao mar ou no Parque da Cidade”, diz.

“O Parque da Cidade é uma pérola desconhecida”

Local de treino por excelência para os atletas do Porto, o Parque da Cidade é um espaço privilegiado para os treinos da Maratona. É lá que, lado a lado, campeões e amadores se preparam para a grande corrida portuense. Foi lá, também, que nasceu o clube de corrida “Porto Runners“, em 2003.

“A ideia surgiu de um grupo de amigos que, três vezes por semana e sempre à mesma hora, treinava no Parque da Cidade”, explica Luís Sousa Pires. Parque esse que, diz, é “uma verdadeira pérola” da cidade, mas que “muita gente pura e simplesmente não conhece ou quase não põe lá os pés”.

Actualmente, a Porto Runners tem estatuto de utilidade pública e “com cerca de 150 sócios”, entre os quais um “bom leque de estudantes universitários”. A tendência de crescimento do grupo vai-se manter, garante Luís Sousa Pires porque “há cada vez mais gente a correr”, o que se reflecte no aumento do número de sócios.