Ainda não tinha começado a conferência, realizada esta tarde, e já o humor dos criadores de “Solomon Kane” tinha contagiado a sala. O filme de Samuel Hadida e Michael J. Basset estreou a programação oficial do Fantasporto, esta sexta-feira, no arranque oficial do festival, mas apenas chegará às salas de cinema portuguesas a 18 de Março.

Curiosidades

Foi o próprio Michael J. Basset a dar voz à personagem “Death Reaper”, o ceifeiro da Morte. Os actores que dão vida às personagens de Samuel e Meredith são irmãos também na vida real.Para tornar as lutas com espadas mais realistas, o realizador praticou num porco morto para perceber os efeitos dos cortes na pele.

Numa conversa informal, Basset e Hadida contaram como o gosto pela personagem foi o principal motivo para apostarem nesta história. “‘Solomon Kane’ foi feito por pessoas que são fãs. Independentemente do que possa estar mal no filme, ele foi feito com amor”, confessou Michael J. Basset. Outra das razões que potenciaram a aposta nesta história foi explicada por Samuel Hadida. “Tinha acabado de sair o “Senhor dos Anéis” e achámos que podíamos recriar um mundo de fantasia que tinha surgido no revivalismo da mitologia antiga.”

Acerca de comparações feitas entre a personagem de Solomon Kane e Van Helsing, Basset lembra que Kane “chegou primeiro”. “Van Helsing é parecido com Solomon Kane” , brinca o realizador.

Sobre uma possível sequela, Hadida sugere África como cenário da próxima aventura de Kane, sendo que Basset rapidamente se entusiasmou com a ideia de “traficantes de escravos e magia negra”. Datas ainda não estão previstas, mas o produtor aponta o inicio do projecto para depois do lançamento nos Estados Unidos.