Criar oportunidades de interacção entre as empresas e a Universidade nas áreas de comunicação e produção multimédia é o objectivo do novo pólo Media do projecto UPTEC. Já instalado na Praça Coronel Pacheco, o empreendimento permite criar condições para novas empresas, “start-ups” ou projectos individuais de produção de conteúdos na área da comunicação, para que estes possam produzir sem necessidade de ter infra-estruturas próprias.

O Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) assume-se, assim, como um projecto de apoio e estimulação de criação de novas empresas ligadas à comunicação e produção de empresas.

Jorge Gonçalves, director do UPTEC e vice-reitor da Universidade do Porto (UP), diz que o projecto se dirige a quem estiver disponível para criar uma empresa ou para ter um projecto de produção de conteúdos mas, também, a empresas de comunicação já formadas. “Estamos a criar um centro experimental para facultar equipamentos e espaços para que os grupos, com a constituição formal ou informal, possam trabalhar em conjunto”, explica. O vice-reitor garante, portanto, que “não há nenhum pré-requisito” para a escolha de projectos a integrar, acolhendo, também, o pólo “empresas já constituídas que queiram desenvolver projectos inovadores com a Universidade”.

Os benefíciosda participação das empresas neste projecto, segundo Jorge Gonçalves, prendem-se com a ligação à Universidade, a criação de mais oportunidades de mercado e o contacto com recursos laborais que não existiriam sem esta participação.

Quanto a perspectivas de futuro para o empreendimento, Jorge Gonçalves diz que o objectivo é fazer o projecto “crescer” e “ter mais capacidade para acolhimento”, construindo “um pequeno estúdio para a produção multimédia”, que possa “acolher outras entidades ou empresas que possam estar interessadas em instalar-se no pólo”.

As redacções de meios de comunicação como a “Rádio Nova”, o jornal “Público” e a agência “Lusa” já estão instaladas no local, criando um novo cluster media no Porto. A longo prazo, o grande objectivo desta iniciativa é “transformar esta zona, a Praça Coronel Pacheco, num pólo de produção de indústrias criativas do Porto e da região”.