“Heartless”, do realizador britânico Phillip Ridley, é o grande vencedor da 30.ª edição do Fantasporto – Festival Internacional de Cinema Fantástico. O mesmo filme foi ainda distinguido nas categorias de Melhor Realização e de Melhor Actor, com a performance de Jim Sturgess.

O filme de Ridley fala de um jovem, com uma marca de nascença no rosto em forma de coração, que descobre que existem demónios no seu bairro – nos subúrbios de Londres. Jim (que interpreta o papel de Jamie Morgan) aproveita a presença sobrenatural para fazer um pacto com o diabo de forma a corrigir o seu defeito físico.

O prémio da Semana dos Realizadores vai para o já esperado “Fish Tank”. O filme de Andrea Arnold já tinha sido vencedor da última edição dos prémios BAFTA.

Além destes, foram também distinguidos o filme francês “La Horde”, de Yannick Dahan (Melhor Argumento e Melhores Efeitos Especiais) e o escandinavo “Deliver us from Evil”, de Orne Bornedal (Prémio Especial do Júri). Neve McIntosh, com a sua interpretação em “Salvage”, foi considerada a Melhor Actriz. Na categoria “Orient Express”, o prémio coube a Park Chan Wook, o realizador do conhecido “Old Boy”, por “Thirst”.

As menções do júri internacional vão para “Valhala Rising”, de Nicolas Refn, e para o português “O Embargo”, de António Ferreira. A melhor curta-metragem é “LaCarte”, de Stefan Le Lay.

O festival, que comemora os seus 30 anos, termina este sábado. Na cerimónia de encerramento vão ser entregues os prémios e serão exibidos os filmes “The Crazies”, de Breck Eisner e o filme vencedor.

A seguir à cerimónia, e como já é habitual, terá lugar o Baile dos Vampiros. O evento promete muita dança, no Teatro Sá da Bandeira, a partir das 23h50.