Os presidentes das Câmaras do Porto e de Vigo são unânimes quanto à necessidade da construção do comboio de alta velocidade que faça a ligação entre as duas cidades. Em conferência de imprensa no Palácio de Cristal quarta-feira, Rui Rio exigiu que os investimentos efectuados para garantir o troço de Lisboa sejam feitos também no Porto, tendo em conta que a “actual ligação” entre Porto e Vigo “é tão má que é a mesma coisa que não existir”.

“A minha obrigação é pedir, talvez até exigir, que os investimentos que se vão fazer a sul que se façam a norte”, explica Rui Rio. “O que seria impensável é que se façam os grandes investimentos numa parte do país e na outra”, remata.

Quanto ao adiamento da data prevista para a conclusão do projecto, mudada de 2013 para 2015 pelo Ministro do Fomento espanhol, Rio não considera o gesto “sensato”, uma vez que na ligação Lisboa – Madrid não houve nenhuma alteração de datas.

Na próxima semana, o Presidente da Câmara do Porto vai reunir-se com o Ministro das Obras Públicas, António Mendonça, ao mesmo tempo que Cabellero se reúne com o Secretário de Estado espanhol dos transportes para discutirem a questão.