Esta terça-feira, 9 de Março, no anfiteatro nobre da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) vão reunir-se alunos, professores e interessados na região Norte.

Entre os convidados da 3.ª edição do Fórum para o Desenvolvimento da Região Norte constam o Bispo do Porto, D. Manuel Clemente, e o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto.

Também Rui Moreira, presidente da Associação Comercial do Porto, o sociólogo João Teixeira Lopes e o geógrafo Hélder Santos são presenças confirmadas. Em declarações ao JPN/Parlamento Global, antecipam que o evento será uma discussão multidisciplinar.

Para Rui Moreira, o fórum vai centrar-se nos problemas, soluções, riscos e oportunidades que a região Norte e o Porto apresentam.

O sociólogo e professor da FLUP João Teixeira Lopes sublinha a importância do evento, não só pela presença dos oradores em questão, mas também por causa do envolvimento da “sociedade civil”.

Hélder Santos, doutorando em Geografia Humana, realça a importância da multidisciplinaridade, “visível no quadro de oradores”, e da discussão das questões do Norte e sobre o Norte.