Alicia Gámez, cidadã espanhola que esteve mais de três meses em cativeiro, foi libertada por uma das células da Al Qaeda. Alicia foi sequestrada juntamente com outros dois espanhóis, também da orgamização não-governamental “Barcelona Acció Solidária” (BAS), a 170 km de Nouakchot, capital da Mauritânia.

Os dois cidadãos hispânicos, Roque Pascual y Albert Vilalta, continuam sob sequestro, mas Alicia assegurou esta tarde, numa rápida conferência de imprensa à chegada ao aeroporto de El Prat, em Barcelona, que “estão os dois bem.” Gámez disse, ainda, que está feliz por estar de regresso a casa. “Estou feliz por regressar, mas a minha felicidade só estará completa quando Roque y Albert estiverem de volta”, garantiu. “Tratavam-nos bem dentro das condições duras do deserto”, disse a cidadã espanhola, agora livre.

Alicia foi transportada quarta-feira de manhã para a capital de Burkina Faso, Uagadugú, onde um avião fretado pela Força Aérea Espanhola a recolheu e transportou para Barcelona.

Foi no passado dia 12 de Dezembro que os fundamentalistas islâmicos da Al Qaeda confirmaram ter sequestrado Roque Pascoal, Albert Vilalta, Alicia Gámez e o cidadão francês Pierre Camette.