Às edições do Programa de Estudos Universitários para Séniores (PEUS) tem sido dedicada a atenção de quem procura, mais do que uma formação adicional, uma oportunidade de reactivar a rotina e a mente. Maria do Céu Resende chega ao curso com objectivos desta natureza. A ex-aluna de Engenharia participou no PEUS “por uma questão de ocupação de tempo”. No curso, procura satisfazer a “necessidade de mais conhecimento” e um desafio após a reforma.

Maria do Céu Resende atribui “uma importância enorme” a esta possibilidade de participar num curso sénior, por considerar “uma oportunidade de continuar a criar algum desafio à mente”. “É uma oportunidade de conviver, de encontrar até antigos colegas e de voltar, de algum modo, a rejuvenescer, voltando ao meio académico”, explica.

O ingresso de Maria Helena Maciel, participante habitual dos cursos séniores oferecidos pela UP, deveu-se também à vontade de continuar a ter contacto com ex-colegas e de actualizar conhecimentos que, até agora, não teve oportunidade de aprofundar. Maria Helena a experiência pessoal de cada um como uma mais valia.

Na sessão de abertura desta 4.ª edição do PEUS, Maria da Graça Pinto, coordenadora científica e primeira entusiasta do programa, apontou a diferença entre um curso sénior e uma licenciatura num plano normal. “As pessoas não vêm para aqui para ter um canudo. Vêm cheios de saber, com experiência de vida, que permite um fabuloso cruzamento de saberes.”

Aliás, essa acaba por ser a mais valia da “gerontagogia”, ou educação para séniores. Dirigindo-se aos participantes no curso, Maria da Graça Pinto disse mesmo “que os docentes que colaboram com o programa saem tão ou mais enriquecidos que os alunos”.

A 4.ª edição do PEUS arrancou dia 9 de Março, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP). O curso destina-se a licenciados com mais de 55 anos, que vão, neste primeiro curso de três anos (dois curriculares, mais um opcional), receber noções de História e Geografia do Porto.

O primeiro ano deste curso, que conta com a participação de 27 alunos, terminará a 15 de Julho deste ano.