Foram as críticas ao sistema de ensino as grandes protagonistas da comemoração do Dia da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, esta quarta-feira. A sessão realizada no Auditório da FADEUP contou com as presenças do presidente do Conselho Directivo, Jorge Olímpio Bento, do ex-presidente do Instituto Nacional do Desporto, José Manuel Constantino, do reitor da Universidade do Porto (UP), Marques dos Santos, e do presidente da Associação de Estudantes, Ricardo Pinto.

A sessão iniciou-se com um discurso do presidente do Conselho Directivo sobre o passado, o presente e o futuro da instituição. Durante a sua intervenção, Jorge Olímpio Bento não esqueceu o processo de Bolonha, descrevendo-o como o “paradigma de Bolonha”. Para o presidente, Bolonha veio trazer uma transformação pouco positiva na formação dos estudantes. “A formação transforma-se em má instrução.”

No entanto, foi no discurso do presidente da Associação de Estudantes que se fizeram ouvir as críticas mais duras. Como representante dos estudantes, Ricardo Pinto expôs os vários problemas que afectam os alunos. Mais uma vez o Processo de Bolonha foi citado, bem como a fraca mobilidade dos estudantes e as funestas instalações da faculdade. Para o dirigente, também a reforma do plano curricular do curso se torna urgente.

Na sessão de comemoração ao dia da Faculdade de Desporto também houve espaço para a entrega de diplomas e de prémios aos alunos com melhor desempenho e, ainda para a proclamação de louvores e reconhecimentos a docentes, funcionários e estudantes.

No encerramento da sessão, o reitor da UP sublinhou a importância da Faculdade de Desporto. “A Universidade do Porto conta com esta faculdade para uma Universidade unida, coesa e cada vez com mais prestígio.” Após o encerramento da sessão todos os presentes puderam assistir à actuação da Tuna Musicata Contractile.