O futuro do Sporting (SCP) e do Atlético de Madrid na Liga Europa fica agora pendente do jogo da 2.º mão. Ontem, quinta-feira, no estádio Vicente Calderón, em Madrid, os dois clubes empataram a zero na primeira volta dos oitavos-de-final.

Com a expulsão de Grimi, ao minuto 31, com duas faltas consecutivas para amarelo sobre o ex-benfiquista Reyes, e com a saída de Tonel com um vermelho directo, por causa de um empurrão a Aguero aos 89 minutos, o Sporting chegou assim ao final do jogo apenas com nove jogadores.

Liga Europa: Benfica empata a um golo

Com a vitória garantida quase até ao final do jogo, o Benfica (SLB) deixou-se empatar em Lisboa frente ao Marselha, ao minuto 90, como um golo de cabeça de Ben Arfa. Maxi Pereira marcou pelos “encarnados”, já na segunda parte, ao minuto 76. O clube da casa poderia ter ampliado o resultado, se Ramires não tivesse acertado na barra aos 86′. Dentro de uma semana, o SLB desloca-se a Marselha para jogar a segunda volta frente aos gauleses e tentar alcançar os quartos-de-final da Liga Europa.

Sportinguistas não vão tristes de Madrid

Quem veio até Madrid para ver o jogo, não regressou a Portugal insatisfeito. António Catarino, que saiu da capital portuguesa por volta das 7h00 da manhã num dos autocarros com apoiantes do clube de Lisboa, acha que as coisas não correram mal no estádio Vicente Calderón. O adepto espera ver o Sporting na final da Liga Europa.

Um outro sportinguista, Luís, descreve o resultado como “bom”, “positivo” e afirma ter gostado do encontro desportivo, apesar das situações de “indisciplina”. Fátima, que tal como Luís e António também se deslocou à capital espanhola para ver o jogo, só lamenta o comportamento de Tonel nos últimos minutos.

Ainda mais optimista com o resultado estava Paulo. O adepto garante que o SCP vai ganhar a eliminatória e chegar à final da Liga Europa.

Cristina Ferreira, uma portuguesa que vive em Madrid, assume que a expulsão de Grimi inibiu a acção leonina nos minutos seguintes, mas considera que o Sporting reúne todas as hipóteses para ganhar na segunda volta.

Adeptos do Atlético também não ficaram desiludidos

Um simpatizante do clube madrileno, que aguardava a saída dos jogadores para tirar uma fotografia com os filhos, admirou a organização do jogo do Sporting e apontou a falta de Tiago como a possível razão para o Atlético não ter marcado nenhum golo. No entanto, afirma não ter qualquer prognóstico para a segunda mão. Um outro apoiante do clube espanhol fala num resultado justo.

O estádio estava cheio, embora “não tanto como nos outros dias”, garantiu um dos membros da polícia nacional mobilizados para o local. Do lado de fora do estádio, os habituais vendedores de artigos clubísticos tentavam fazer negócio, mesmo com a temperatura mínima a rondar os 0ºC. Mas as vendas não estavam a correr pelo melhor. Para Daniel, um dos comerciantes, a equipa de Madrid não está a passar uma boa fase.