As portas do Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto (UP) abriram-se pela penúltima vez para o ciclo de conferências “Diálogos com a Ciência”. O debate desta quinta-feira, dia 11 de Março, teve como tema a ligação entre Ciência e Religião e contou com a presença do professor de Filosofia da Universidade de Lisboa Paulo Borges, da também professora de Filosofia Celeste Natário, da UP, e do professor de Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa José Augusto Mourão.

A moderação deste décimo de onze debates coube ao comissário do evento, Vicente Ferreira da Silva. Em cima da mesa estiveram temas como a construção do mundo com base no saber, incidindo particularmente na natureza desse mesmo saber. A tentativa de explicar o mundo, o nascimento do conhecimento científico pela crença, recuando até à questão “o que é a realidade”, foram algumas das temáticas em debate.

Esta foi a penúltima sessão do ciclo, que encerra com um debate sobre Ciência e Política. A sessão final realiza-se dia 18 de Março, pelas 18 horas, tendo como convidados João Marques de Almeida e Adriano Moreira.