A exposição itinerante “Imagens para a Dignidade” chegou ao Porto. A iniciativa, que tem como mote promover a “vida e as pessoas”, foi inaugurada ontem, quinta-feira, na Reitoria da Universidade do Porto (UP).

Informações:

A exposição está patente no átrio de Química da Reitoria da Universidade do Porto até 17 de Abril. Está aberta ao público entre terça e sexta-feira, das 10h00 às 17h00, e sábado, das 11h00 às 18h00. A entrada é livre.

As 102 fotografias expostas já foram vistas por cerca de “85 mil pessoas” por todo o mundo. A exibição também conta com a colaboração de 25 Organizações Não-Governamentais e outras instituições, que redigiram os textos de contextualização sobre os temas escolhidos pelos 39 fotógrafos ou fotojornalistas integrantes na mostra.

Apesar de já ter passado por “40 cidades em dez anos”, é a primeira vez que a exposição passa por Portugal e a cidade escolhida foi o Porto. A UP respondeu afirmativamente ao convite feito por Miguel Angel Invarato, comissário da exposição e membro da Associação de Fotógrafos e Fotojornalistas por um Mundo sem Guerras (Asociación Fotógrafos y Fotoperiodistas por un Mundo Sin Guerras), e daí surgiu a iniciativa.

Com o intuito de combater o estigma “da morte e do sofrimento como espectáculo mediático”, esta exposição pretende “apoiar-se na vida e não na morte nem na cultura do medo”, refere, ao JPN, o comissário. Até porque “o protagonista é o ser humano”.

Inaugurada e organizada por Invarato, a exposição contou também com a presença de Manuel Janeira, vice-reitor da UP, que considerou a que a Universidade se “sente muito honrada” por prestar um serviço que a “dignifica”, esperando-se uma grande adesão por parte dos portuenses.