O Benfica continua na liderança no campeonato. Afastado por escassos três pontos do segundo classificado, cabia à equipa de Jorge Jesus a luta pela vitória na Madeira. No outro lado do campo, o Nacional também batalhava pelos três pontos uma vez que os lugares da Europa ainda estão por decidir. Era, assim, um jogo onde a pressão recaía sob ambas as equipas mas foram os encarnados que acabaram por decidir o jogo com um tangencial 1-0.

Depois de uma grande penalidade falhada, Cardoso redimiu-se e marcou o golo solitário da partida, a concretizar uma boa jogada de Ruben Amorin. Esta foi uma das “finais” ganhas pelo Benfica na derradeira caminhada rumo ao título. Já os “nacionalistas” foram relegados para a 9.ª posição da tabela e são cada vez mais ténues as esperanças relativamente aos lugares europeus.

O Sp. Braga mantém-se no segundo posto da tabela, depois de vencer o Rio Ave, também pela diferença mínima. Os minhotos não se podiam atrasar mais na corrida ao título e, por isso, estavam obrigados a vencer, em casa, a turma de Vila do Conde. O golo foi marcado bem cedo, aos 16 minutos de jogo, por Andrés Madrid, depois de uma assistência de Renteria à entrada da área. A bola ainda resaltou num defesa vilacondense e enganou o guarda-redes Carlos.

Os “arsenalistas” voltam, assim, às vitórias depois de um empate a zero frente ao Vitória de Setúbal na última jornada. É já a 11.ª vitória do Sp. Braga em casa, que soma, agora, 55 pontos na Liga e está a apenas três pontos de assumir novamente a liderança.

O FC Porto também não falhou e venceu os estudantes da Académica por 2-1. Cada vez mais longe do primeiro lugar, e depois do desaire no jogo frente ao Arsenal, pedia-se à equipa de Jesualdo Ferreira que mantivesse viva a esperança dos adeptos. E assim fez. Os azuis e brancos puseram, então, fim ao cenário negro de mês e meio sem ganhar fora de casa e continuam a 11 pontos do líder.

Mas até foi a Académica quem inaugurou o marcador com uma grande penalidade apontada por Sougou, depois de uma falta de Bruno Alves. O FC Porto não demorou a responder e, menos de um minuto depois, marcou o golo do empate por intermédio de Bruno Alves. A vitória só surgiria já no final do encontro, com Rodriguez a carimbar os três pontos para os “dragões”.

Sporting segura a Europa

Em Alvalade decidia-se a Europa. Em quarto lugar da classificação, o Sporting defrontou o Vit. Guimarães, o quinto da tabela classificativa. Os “leões” não desiludiram e foi tempo de mais uma chuva de golos, daquelas que têm assolado a turma de Carlos Carvalhal. Desta vez, o Sporting ganhou por 3-1, com os golos a surgirem ainda nos primeiros 20 minutos de jogo. A ganhar por larga vantagem, os “leões” defenderam o resultado com “tranquilidade” e os vimaranenses ainda acabaram por marcar, já na segunda parte.

Luta cada vez mais renhida na “linha-de-água”

Na luta pela manutenção, a equipa do Restelo voltou a ver luz ao fundo do túnel, depois de vencer o Olhanense por 3-1. O Belenenses, no último lugar do campeonato, fica agora a seis pontos de se afastar dos três últimos lugares. O Vit. Setúbal, na 14.ª posição, também pontuou ao vencer o Leixões, em penúltimo, por 2-1. Os sadinos ainda estão nos lugares de despromoção mas têm, agora, vinte pontos, os mesmos que a equipa de Olhão.