Na Assembleia Municipal da passada segunda-feira, Gonçalo Gonçalves, vereador do Urbanismo da Câmara Municipal do Porto, admitiu que “as obras de recuperação do Mercado do Bolhão podem começar no início de 2011”.

O vereador do Urbanismo anunciou que já “este mês foi publicado o concurso público para a adjudicação” dos vários projectos de especialidade necessários. Gonçalo Gonçalves declarou ainda, na Assembleia, que o programa preliminar, o programa base e o estudo prévio de arquitectura estão prontos.

Quando explicava aos deputados da Assembleia Municipal do Porto a situação em que se encontra a recuperação do velho mercado, o vereador do Urbanismo adiantou que “mais de 30 interessados levantaram as peças” desse concurso público.

Durante a Assembleia, foi, também, aprovada a proposta de venda das acções da Real Companhia Velha, com trinta votos a favor. Foram aprovadas as propostas de atribuição da Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro – aos antigos vereadores Orlando Gaspar, do PS, e Oliveira Dias, este da CDU e mais tarde independente.

Rui Rio, Presidente da Câmara Municipal do Porto, justifica a decisão, explicando que Orlando Gaspar ocupou o cargo durante 16 anos (1990-2005), e Oliveira Dias durante vinte (1980-2000), “o que faz deles os vereadores que exerceram estas funções durante mais tempo após o 25 de Abril”.

No que toca a Orlando Gaspar, actual administrador da empresa Águas do Douro e Paiva, a proposta realça, ainda, a sua “actividade política ao longo de várias décadas”, nomeadamente como líder da Concelhia do Porto do Partido Socialista.