Segundo avança o Jornal de Notícias, a Câmara Municipal do Porto (CMP) lançou terça-feira um novo concurso público para a Via Nun’Álvares e zona envolvente.

Desta forma, a CMP cumpre o que havia prometido há mais de dois anos, depois do plano original para a via ter sido rejeitado por um grupo de técnicos ligados à Junta de Freguesia de Nevogilde. O grupo, que entregou um conjunto de propostas para a zona à CMP, defendia, juntamente com a Ordem dos Advogados, o lançamento de um concurso público para a concessão do projecto.

Em 2008, Lino Ferreira, vereador do Urbanismo na altura, recuou na decisão e prometeu a abertura de uma consulta pública, para responder às críticas ao projecto inicial do urbanista Jorge Carvalho.

Nesta primeira fase do concurso, serão escolhidas as cinco melhores propostas aos olhos do júri, de que faz parte a Ordem dos Advogados. Segundo o anúncio publicado em Diário da República, os projectistas interessados terão até ao mês de Julho para entregarem as suas propostas para a futura avenida que ligará a Praça do Império (Foz) à Boavista.

Os cinco melhores recebem cinco mil euros de “prémio”, sendo que o projecto final escolhido será divulgado apenas no final do ano, depois de consultados os donos dos terrenos da área que será afectada.