Realiza-se hoje, quinta-feira, o primeiro de uma sucessão de espectáculos de Teatro Físico e Novo Circo, no Teatro Helena Sá e Costa, que se prolonga até dia 27 de Março. Trata-se, segundo Luísa Moreira, directora de produção do teatro, de “uma mostra daquilo que, em termos nacionais e, sobretudo, regionais, é feito nestas áreas”.

A directora de produção referiu ao JPN que serão apresentados “novos talentos em início de carreira”, salientando que esta é uma oportunidade de “se darem a conhecer ao público”.

Programação da Semana do Teatro Físico e Novo Circo

18 de Março, 21h30 4 Solos Portáteis – Teatro do Frio
19 de Março, 21h30 Mala-Corpo – Terra na Boca 2 Solos Portáteis – Teatro do Frio
25 de Março, 21h30 Sincrone
26 e 27 de Março, 21h30 Trinspira – Erva Daninha Work in Progress – Radar 360

O público poderá encontrar no palco do Helena Sá e Costa uma mistura entre circo, teatro e arte contemporânea, que contempla várias formas criativas, “desde palhaços e malabarismo a dança e acrobacias”. O objectivo é contar uma história afastando-se da linguagem verbal.

Luísa Moreira entende que o público-alvo desta série de espectáculos é bastante diversificado. “Dirige-se a um público muito abrangente ao nível da faixa etária e grau de escolaridade”, garante.

Novo circo de volta ao Porto

Esta iniciativa do Teatro Helena Sá e Costa vem preencher o espaço deixado nesta área. O Rivoli programava regularmente espectáculos de novo circo com companhias nacionais e internacionais, mas, no entretanto, “quando deixou de ser um teatro de acolhimento, deixou de ser possível ter estas performances nos palcos do Porto”, explicou a responsável do Teatro Helena Sá e Costa.

O teatro, que comemora este ano o décimo aniversário, resolveu “dar possibilidade aos portuenses de voltarem a assistir a espectáculos desta natureza”, respondendo às necessidades de um público que se criou aquando dos espectáculos no Rivoli. “Os artistas que agora se apresentam fazem parte da geração que na altura começou a interessar-se pelo novo circo”, esclarece Luísa Moreira.

O Helena Sá e Costa pretende continuar a exibir espectáculos deste género, até porque, segundo a responsável, “por toda a Europa esta arte tem ganho expressão”, tendo “um grande potencial de interesse por confluir vários tipos de espectadores”.

A semana do Teatro Físico e Novo Circo está integrada nas celebrações do 10.º aniversário do espaço. As comemorações prolongam-se até Dezembro e é em Abril que estarão em destaque. O aniversário deverá ser assinalado com a estreia mundial do concerto “Tuba”n Saxe”s Company” marcada para o dia 19 e com o espectáculo “Canto de Intervenção”, promovido pela Associação José Afonso, a dia 22 de Abril.