A insónia é um problema que atinge cerca de 30% da população adulta mundial. Em Portugal, os portugueses gastaram 80 milhões de euros em medicamentos para problemas de sono em 2008.

No Dia Mundial do Sono, celebrado desde 2001, o lema é “Durma Bem, Fique Saudável”. Indispensável ao bom funcionamento do organismo humano, o sono é muitas vezes descurado, o que pode originar distúrbios do sono. Uma das perturbações mais frequentes é a insónia, que afecta cerca de trinta por cento da população adulta mundial.

Segundo a Doutora Teresa Paiva, “o estilo de vida, o facto de habitar em locais ruidosos, as doenças e a medicação”, são alguns dos motivos regulares dos problemas de insónias.

Apesar de ainda não haver dados concretos para 2010, Teresa Paiva acredita que este número tenha aumentado em Portugal devido ao estilo e vida cada vez mais stressante.

Em 2008, os portugueses gastaram 80 milhões de euros em medicamentos para problemas de sono. Como resultado da falta de sono, a doutora neurologista aponta a falta de sucesso escolar nas crianças e o aumento de acidentes rodoviários e domésticos nos adultos. O excesso de sonhos pode ser, também, um indicativo de perturbações do sono.

Quanto aos factores que contribuem para um bom sono, Teresa Paiva indica “os horários regulares para dormir e para as refeições, usar a alimentação para realmente se alimentar e não apenas para tirar a fome, fazer exercício físico durante o dia, e ter uma alimentação equilibrada”.

Para prevenir possíveis comportamentos irregulares dos jovens adultos, a médica neurologista está a fazer uma campanhaassociada ao sono junto dos mais jovens, acompanhada da publicação de três livros.