No Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto (UP), teve lugar a última conferência dos “Diálogos com a Ciência” desde ano, na quinta-feira. Sob o tema “Ciência e Política”, discutiu-se “Portugal e a Europa nos contextos globais”, sendo que a primeira intervenção esteve a cargo de Adriano Moreira, sociólogo e ex-presidente do CDS.

Adriano Moreira, falando da dependência externa portuguesa, começou por dizer que “Portugal nunca deixou de precisar de apoios externos”, sustentando a opinião na história do país. Portugal teve, no entanto, duas “janelas de liberdade” fundamentais: o mar e a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Falando sobre a ligação portuguesa ao continente a que pertence, Adriano Moreira considera que “não se pode examinar bem a relação de Portugal com a Europa sem examinar a relação da Europa com os EUA”. Segundo o sociólogo, os EUA contribuíram para a expansão europeia e “vieram libertar a Europa dos seus demónios interiores”, sendo que a “1.ª e 2.ª Guerras Mundiais foram os demónios interiores da Europa”.

Tal como o ex-presidente do CDS, João Marques de Almeida destacou a importância dos EUA. “A Europa não pode ser construída contra os EUA”, disse concordando com Adriano Moreira. Esta situação deve-se também ao facto dos EUA e a UE serem os “maiores parceiros comerciais em todo mundo”.

Relativamente ao papel de Portugal na Europa, João Marques de Almeida destacou a contribuição que o país pode dar à UE e, por conseguinte, ao Mundo, dando especial destaque ao Tratado de Lisboa. Para o membro do Gabinete do Presidente da Comissão Europeia, o Tratado de Lisboa, finalizado em 2007 quando a Presidência da UE já estava a cargo de Durão Barroso, é importante devido ao seu papel no “alargamento da UE para 27 estados” e à possibilidade de “dar à UE maior capacidade no plano externo”.

Novo ciclo para Outubro

O debate, comissariado por Vicente Ferreira da Silva, e onde estiveram presentes José Marques dos Santos, reitor da UP, e Rosa Pires, como representante da Presidência da República, foi o último do ciclo de debates “Diálogos com a Ciência”, que decorreu entre Outubro de 2009 e Março de 2010.

O objectivo pretendido com este ciclo era o de analisar as ligações entre a Ciência e diversos ramos da sociedade. Este tipo de iniciativas contribui, segundo Marques dos Santos, para o “progresso económico e social da cidade, da região e do país”. Por isso mesmo, e como adiantou Vicente Ferreira da Silva no final do debate, já está agendado um novo ciclo de debates para Outubro deste ano.