O computador “Magalhães”, fabricado pela empresa JP Sá Couto, é de acordo com o presidente da Sonaecom, o único que cumpria todos os requisitos exigidos pelo programa e-escolinha. A explicação foi dada durante a audição na Comissão de Inquérito à Fundação para as Comunicações Móveis (FCM), no seguimento da polémica relativamente à entrega da produção do computador à empresa JP Sá Couto sem concurso público.

O programa tinha um “conjunto de características definidas”, avança a Agência Lusa. Para o escolher, foi feita uma “pesquisa de mercado”, sendo que o Magalhães foi o único que reuniu todas as condições impostas pelo projecto. “Escolhemos este porque não encontrámos outro”, refere.

Ainda de acordo com a agência, o presidente afirmou que “no mercado, havia computadores que satisfaziam as características mínimas” mas “não havia outro”, a não ser o Magalhães, “que satisfizesse a totalidade das características definidas, incluindo o preço”, explicou.