O estudo levado a cabo por investigadores da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP) mostra que quando as crianças dormem, pelo menos, nove a dez horas por dia, dá-se um reflexo positivo na qualidade do seu padrão alimentar, traduzido em maior riqueza de fruta e produtos hortícolas.

A complementar esta conclusão, a investigação [em PDF] revela que existe uma associação positiva entre as mães com mais habilitações literárias (mais de 12 anos de escolaridade) e os hábitos alimentares saudáveis dos filhos.

Durante o trabalho, os investigadores analisaram o tempo dispendido a ver televisão, a duração do sono, a prática de actividades desportivas e o nível social dos progenitores de cerca de duas mil crianças envolvidas.

Os resultados permitiram ainda perceber que os rapazes e as crianças mais expostas à televisão (acima de duas horas por dia) apresentam uma probabilidade maior de ingerir mais fast-food, bem como bebidas açucaradas e bolos e pastéis.