Embora se tenham registado algumas evoluções positivas na conjuntura da Região Norte, nomeadamente em áreas como a hotelaria, o incumprimento bancário e o aumento de exportações para a União Europeia (UE), a taxa de desemprego voltou a subir. Os dados foram hoje, quarta-feira, divulgados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte (CCDRN), no seu boletim trimestral “Norte Conjuntura”, onde se pode ler que o desemprego atingiu um novo máximo, fixando-se nos 11,9%.

Segundo o relatório, o “novo máximo” atingido é motivado pela “tendência negativa das indústrias transformadoras seguidas do sector da construção”. A taxa de desemprego na Região Norte tem vindo a aumentar desde o início do ano passado. Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), no primeiro trimestre de 2009 fixava-se nos 10,1 por cento, no segundo aumentou para 10,5 por cento e no terceiro trimestre transitou para os 11,6 por cento. Ainda em relação ao período homólogo do ano passado, o desemprego registou um crescimento de 2,9 por cento na Região Norte.

Os dados do INE referem que a região apresenta, no 4.º trimestre do ano passado, cerca de 236 mil desempregados, o que representa 41,8 por cento do total do país. O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) refere, ainda, que, no mesmo período, um valor médio mensal de 229 mil desempregados estava inscrito nos centros de emprego do Norte.