O Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) alterou os castigos aos jogadores do Futebol Clube do Porto (FCP) Hulk e Sapunaru, para três e quatro jogos, respectivamente. Os castigos dizem respeito aos incidentes de 20 de Dezembro de 2009 no túnel do Estádio da Luz, onde os jogadores foram acusados de agressão a ‘stewards’ após um encontro com o Benfica.

Hermínio Loureiro renuncia à presidência da LPFP

Hermínio Loureiro apresentou hoje, quarta-feira, um pedido de renúncia à presidência da Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Segundo declarações proferidas à Agência Lusa, Hermínio Loureiro decidiu abandonar a presidência da Liga pois considera que a decisão de reduzir o castigo de Hulk e Sapunaru tem “implicações que ultrapassam a justiça desportiva”.

Segundo o site da FPF, “as penas aplicadas pela Comissão Disciplinar da LPFP aos jogadores Hulk e Sapunaru foram alteradas” para “3 jogos de suspensão e multa de 2.500 euros”, para o primeiro e “4 jogos de suspensão e multa de 4.500 euros” para o segundo.

O Conselho de Justiça da FPF é a instância superior do futebol em Portugal, pelo que não há recurso desta decisão. A reconsideração por parte do órgão quanto ao castigo prende-se com o enquadramento dos “stewards” no Regulamento Disciplinar da Liga. Considerando os “stewards” como parte do “público” do recinto e não como intervenientes no jogo, a pena teria de ser reduzida. Recorde-se que Hulk foi inicialmente castigado com quatro meses de suspensão e Sapunaru com seis.

No entretanto, o brasileiro esteve de fora 17 jogos nas competições portuguesas, 14 jogos de suspensão “a mais”, tendo em conta a decisão conhecida hoje, quarta-feira, do Conselho de Justiça.

Por isso mesmo, a SAD do FCP anunciou, em comunicado, que irá proceder judicialmente contra a Comissão Disciplinar da Liga de Clube e contra a própria Liga de Clubes, no sentido de apurar responsabilidades e conseguir uma indemnização.

Enquanto Hulk esteve ausente das opções de Jesualdo Ferreira, os “dragões” perderam dois jogos e cederam cinco empates.