Sessenta por cento dos jovens portugueses já cometeram actos delinquentes, o que significa que, em cada dez jovens, seis já incidiram neste tipo de comportamento. São estes os dados preliminares de uma investigação do Observatório de Delinquência Juvenil da Escola de Criminologia da Universidade do Porto, a que a TSF teve acesso.

O estudo, que tem como objectivo perceber a dimensão da delinquência juvenil nos grandes centros urbanos, revela que, destes 60%, 10% continuam a perpetuar actos delinquentes depois do ensino secundário. O documento revela, ainda, que mais de metade dos jovens inquiridos já foi vítima de um comportamento deste género.

Em declarações à TSF,a Josefina Castro, uma das responsáveis pelo Observatório, explica que a “delinquência sobe no início da adolescência até aos 17 anos”, verificando-se de seguida uma diminuição.

O estudo teve por base 2600 alunos, dos 12 aos 18 anos, das escolas das áreas metropolitanas de Lisboa, Setúbal e Porto. É no Sul que se verificam mais comportamentos delinquentes.
Só em Novembro é que os dados finais são divulgados.

Segundo o Relatório anual de Segurança Interna [em PDF], divulgado ontem, quinta-feira, verificou-se em 2009 um aumento de 10% da delinquência juvenil, face a 2008.