A Casa da Música (CdM) é um “caso de sucesso por excelência”, é o “braço armado da intervenção cultural no Porto”. As palavras são da ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, que esteve, esta sexta-feira, na Casa da Música, na Sessão Aberta do Conselho de Fundadores, onde apontou para importância que a instituição tem para o país e para o Porto.

“Delegámos na Casa da Música a responsabilidade de aplicar a política cultural do Estado e é com grande satisfação que vemos que essa confiança foi totalmente satisfeita”. A ministra assegurou ainda que o Estado estará “disponível” para a Casa da Música. “É uma garantia dada por mim.”

Gabriela Canavilhas mostrou-se, ainda, agradada com a mudança de nome da Orquestra Nacional do Porto para Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música. “Estou muito satisfeita com este upgrade. Devo dizer que lutei um bocadinho por essa designação que expressa o interesse do Estado e o nome da cidade do Porto.”

Também o presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, marcou presença na sessão, onde saudou o papel da CdM em duas prioridades da autarquia: a inclusão social e o aumento da competitividade da cidade.

Para o autarca, a CdM, tal como outras instituições da cidade, tem um “papel fundamental” no sector turístico, estando “alicerçada” no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, uma estrutura que deve “estar subordinada às necessidades do mercado regional”.