O Benfica soma e segue no primeiro lugar. O jogo entre os “encarnados” e “minhotos” não era decisivo mas era fundamental para as aspirações das equipas. Com o Estádio da Luz pintado a duas cores – o vermelho e branco dos adeptos de ambos os emblemas – o Benfica levou a melhor com um golo solitário de Luisão, após um ressalto bem aproveitado pelo jogador na grande-área, já nos minutos de compensação da primeira parte.

Num jogo intenso e com os “encarnados” mais fortes ofensivamente, o marcador acabou por não se alterar. A vitória tangencial das “águias” ainda deu azo a novas picardias entre os treinadores dos dois clubes. Com mais seis jogos pela frente, entre os quais um contra o Sporting e outro no Dragão, o Benfica entra em campo já na próxima quinta-feira, para a 1.ª mão dos quartos-de-final da Liga Europa, frente ao Liverpool.

O FC Porto deslocou-se ao Restelo para defrontar o último classificado da tabela. O Belenenses precisava de arrecadar pontos para subir na classificação mas os “dragões” não cederam e ganharam por três bolas sem resposta. O regressado Hulk foi a grande figura da partida ao marcar um dos golos da vitória portista e ao fazer as assistências para os outros dois tentos.

Rolando, aos 40 minutos, foi o primeiro a atirar a bola para o fundo da baliza da turma do Restelo. Hulk, aos 52 minutos, marcou o 2-0 e Falcão consolidou a vitória dos azuis e brancos aos 83 minutos de jogo. Foi um triunfo fácil para os pupilos de Jesualdo Ferreira, que se aproximaram do segundo lugar da Liga e viram a Liga dos Campeões começar a sorrir.

Já é a Matemática que o diz: Sporting arredado do título

O Sporting deu o pontapé de saía para a 24.ª jornada do campeonato e voltou a desiludir. Desta vez foi frente Marítimo. Na Madeira, e num encontro repleto de golos, o Marítimo venceu os leões por 3-2. Os verde-rubros inauguraram o marcador por intermédio de Tchô. Aos 36 minutos, João Pereira respondeu pelo Sporting e empatou a partida.

O jogo esteve empatado até a 12 minutos do final, quando Pongolle, acabado de entrar, marcou um golo na própria baliza. Pitbull aumentou a vantagem. Depois, o avançado do Sporting redimiu-se e diminuiu para a diferença mínima através de uma grande penalidade. Os “leões” vêem, agora, o Vit. Guimarães a apenas dois pontos de assaltarem o 4.º lugar.

A luta na “linha-de-água”: quem desce?

O Belenenses é cada vez mais último. A equipa do Restelo continua com 14 pontos e na última posição depois de ter perdido com o FC Porto. Já o Leixões somou três pontos ao vencer por 1-0 a Naval, com um auto-golo. O Vit. Setúbal, no antepenúltimo lugar, também ganhou e tem agora os mesmos pontos que o Olhanense, que está em 13.º lugar e, portanto, um posto acima dos lugares de despromoção.