O Relatório de Contas de 2009 da Metro do Porto, divulgado segunda-feira, demonstra que a empresa teve um prejuízo de 138,4 milhões de euros. No entanto, este valor apresenta-se positivo em relação a 2008, tendo em conta que nesse mesmo ano o prejuízo foi de mais 10,2 milhões de euros.

No ano de 2008 2009, foram registadas 52,6 milhões de validações, valores que demonstram um aumento da procura de mais de 2%. Este aumento dos clientes reflectiu-se num aumento das receitas tarifárias, num valor de 2,2% em 2009.

As receitas totais excederam os trinta milhões de euros e os custos globais diminuíram cerca de 1,7%. No entanto, os custos com fornecimentos e serviços externos aumentaram 14,2%.

O presidente da Administração, Ricardo Fonseca, numa afirmação incluída no Relatório de Contas, explica que estes valores são consequência do “esforço de investimento” que “tem agravado a situação de sub-financiamento a fundo perdido”. Esse esforço é “consequência do lançamento de novas empreitadas sem terem assegurado uma adequada cobertura financeira”, facto agravado “pela existência de um défice de exploração compensado por indemnizações compensatórias manifestamente insuficientes”.

As receitas da empresa Metro do Porto ascendem aos 30,065 milhões de euros. Contudo, os custos elevados resultaram num prejuízo de mais de 130 milhões.

Artigo corrigido às 10h51 de 31 de Março de 2010