As águas do Índico foram mais uma vez palco das acções criminosas dos piratas somalis. Desta vez, segundo divulga a Reuters, que cita a organização não governamental “Ecoterra”, os assaltantes atacaram um navio com pavilhão do Panamá – MV Iceberg 1. Na altura em que a embarcação foi desviada, transportava 24 tripulantes e encontrava-se a 10 milhas náuticas do Porto de Áden, no Iémen. As forças navais da OTAN e da União Europeia (UE) já confirmam que o ataque foi perpetrado por piratas somalis.

Este é já o terceiro assalto nas águas do oceano Índico desde sexta-feira. No domingo, foi desviada uma embarcação pesqueira proveniente das Seychelles que transportava seis tripulantes. O navio, que circulava a 60 milhas da costa do arquipélago, está agora a afastar-se para norte. Fontes ligadas aos criminosos, citadas pela agência “Reuters”, afirmam que o barco foi capturado por piratas somalis e garantem, ainda, que têm em sua posse uma outra embarcação, de procedência iraniana, que transporta 21 turistas.

Mesmo depois da UE e da OTAN reforçarem o número de embarcações que patrulham as águas da África Oriental, os piratas somalis têm-se revelado bastante activos, estando a alargar o seu raio de acção na esperança de obter resgates milionários.