A Associação de Cidadãos emitiu hoje, quarta-feira, um comunicado onde afirma “não compreender, nem aceitar que o sacrifício não seja partilhado pelas regiões mais ricas” e, por isso, defendem “que o sacrifício seja extensível a todo o território”. Em causa estão o adiamento das ligações ferroviárias de alta velocidade Porto-Lisboa e Porto-Vigo e a introdução de portagens nas SCUT na Região Norte que para a Associação são exemplos de “discriminação da Região Norte”.

As ligações de TGV entre Porto e Lisboa e entre Porto e Vigo vão sofrer um atraso de dois anos, enquanto que em relação à linha Lisboa – Coimbra têm circulado notícias de um possível lançamento de concurso. Os cidadãos do Porto temem que o “adiamento seja apenas uma forma de preparar o cancelamento definitivo da Linha Porto-Vigo”.

Quanto às portagens nas SCUT, a Associação condena o facto de apenas se falar nesta medida para a Região Norte, exigindo que “por uma questão de equidade, todas as SCUT sejam portajadas, sem excepção”.