O projecto de um consórcio liderado por um jovem cientista do Instituto de Biologia Molecular e Celular da Universidade do Porto (IBMC) é um dos nove escolhidos pelo Human Frontier Science Program (HSFP) para receber financiamento. A proposta de desenvolvimento de um novo modelo explicativo para a divisão celular está no “TOP 3” idealizado pelo programa, tendo sido escolhida entre os 670 candidatos para receber uma bolsa de investigação.

A equipa, que reúne elementos do IBMC, do Whitehead InstituteGerman Cancer Research Center, recebeu uma bolsa de mais de um milhão de euros para levar a cabo o seu projecto.

Caso a investigação siga o caminho esperado, o modelo permitirá que sejam precavidas algumas anomalias associadas ao surgimento de um cancro.

A bolsa atribuída pela HSFP vem enriquecer ainda mais o percurso de Hélder Maiato. Com apenas 34 anos, o investigador conta já com um currículo recheado de prémios e trabalhos reconhecidos pela comunidade científica.O cientista liderou, entre outros, o grupo de investigação do IBMC que venceu o Prémio Crioestaminal 2006, pela sua investigação na área da divisão celular, a partir da criação de técnicas inovadoras de microcirurgia laser.