“Criar 70 mil empregos de um momento para o outro” é o objectivo da nova escola que vai dar formação especifica para reabilitar as construções devolutas das várias cidades do país. A localização deste centro de formação ainda está em aberto, mas Albano Ribeiro pode estar a levantar um pouco o véu quando afirma que solicitou, na terça-feira, uma reunião com o presidente da Câmara de Matosinhos, Guilherme Pinto.

A justificação é simples: “O sector da construção residencial bateu fundo”, diz o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil do Norte (STCCN), Albano Ribeiro. Por isso, “é preciso intervir na reabilitação urbana nas grandes, pequenas e médias cidades”, confirma o presidente da Associação de Profissionais e Empresas do Sector Imobiliário (APEMIP), Luís Lima.

Neste momento, “há 300 mil habitações [em Portugal] que não foram vendidas”. Como tal, não é viável “fazer novos investimentos”, mas sim fazer o “repovoamento das cidades e contrariar as estatísticas que dizem que todos os dias saem 16 munícipes do Porto”. “Se houver requalificação, há mais oferta, preços mais baixos e mais procura”, entende Luís Lima.

Outra possível solução para a crise no sector pode passar, segundo Luís Lima, por novas regras para o arrendamento, tendo em conta que “não há confiança no mercado”, “há grandes incertezas quanto aos valores das rendas” e isso “faz diminuir a procura.”

Novas medidas de incentivo

O ministro das Obras Públicas já tinha afirmado, durante um encontro com Albano Ribeiro e Luís Lima, que vai trabalhar na “dinamização do sector”, através de uma revisão do Código da Imobiliária e Construção, revelou o STCCN.

A criação da Confederação Imobiliária dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CIPLOP) é também um dos planos futuros para estimular a internacionalização porque, como diz o presidente da APEMIP, se não há investimento em Portugal, há que “procurar fora do país”.

Deste projecto já fazem parte o Brasil e Angola, sendo que este último vai receber a assinatura do protocolo de criação da CIPLOP a 27 de Maio, com a possível presença do ministro da Economia, Vieira da Silva.