105 jovens, com idades compreendidas entre os 5 e os 16 anos, passaram as férias da Páscoa na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP). A diversidade de actividades foi, segundo referiu o director do Gabinete de Actividades Desportivas da Universidade do Porto (GADUP), Bruno Almeida, ao JPN, “o ponto forte deste campo de férias”, onde se praticaram várias modalidades, desde desportos colectivos, passando pela esgrima ou pelo tiro ao alvo.

Ementa saudável nas Férias de Páscoa

“Pelo menos estes quatro dias os jovens tiveram uma vida saudável”, referiu Bruno Almeida ao JPN. Se para muitos jovens a Páscoa é sinónimo de guloseimas, o Campo de férias desportivas da UP tentou contrariar esta tendência. Em colaboração com a nutricionista responsável pelo Departamento de Alimentação do Serviço de Acção Social da UP, foi estabelecida uma ementa saudável e diversificada onde a fruta e os vegetais tiveram um maior destaque. O objectivo é complementar a actividade física com uma alimentação saudável.

Este ano, o GADUP apostou em organizar campos de férias desportivas no Natal, Páscoa e Verão, com o objectivo de “proporcionar aos familiares directos dos membros da Comunidade da U.Porto dias de férias bastante activos”. O campo, que se realizou entre os dias 29 de Março e 1 de Abril, trouxe como novidades a prática de hidroginástica e andebol.

O número de inscrições ultrapassou largamente as expectativas do GADUP, pelo que, de acordo com o director do Gabinete, “tiveram de ser recusados entre 20 a 30 participantes”. Os quatro dias de actividades não defraudaram as expectativas dos inscritos, defende Bruno Almeida, pois, “no final do campo”, “os pais e os jovens demonstraram grande satisfação”.

O sucesso desta iniciativa leva a que já estejam a ser pensadas novas edições. De futuro, prevê-se uma maior ligação com a Faculdade de Desporto. “Nos próximos campos vamos procurar que alguns alunos possam ser monitores”, adiantou o responsável do GADUP.

Campo de Férias de Verão com capacidade para mais 55 participantes

Está já a ser preparado o Campo de férias desportivas de Verão. A grande afluência ao campo de Páscoa levou a organização a alargar a capacidade da edição de Verão, pelo que a iniciativa poderá receber um total de 160 participantes.

“Teremos o campo de férias em duas semanas diferentes, recebendo 80 jovens em cada uma delas”, esclareceu. O director do GADUP acrescentou, ainda, que esta modalidade possibilitará que os jovens conciliem as férias desportivas com a Universidade Júnior. Eles “podem escolher a semana de participação”, estando “uma semana na Universidade Júnior e noutra no campo de férias”.

Nas actividades futuras, o surf e a vela serão novos desportos a integrar o plano de modalidades, “aproveitando o mar e a praia”. Outro dos objectivos apontados por Bruno Almeida é o aproveitameto da natureza. “Realizaremos actividades de orientação no Parque da Cidade” refere o responsável, adiantando que a possibilidade de “acampamentos ou acantonamentos fora do Porto” está a ser equacionada.