Andrew Jennings, o famoso jornalista desportivo banido pela FIFA, esteve terça-feira, dia 6 de Abril, no Porto. O jornalista participou no segundo colóquio do ciclo de conferências dos 25 anos do Jornal “O Jogo”, realizadas pelo curso de Ciências da Comunicação e pelo jornal desportivo.

Na conferência, Andrew Jennings falou sobre os casos de corrupção e subornos na FIFA e no Comité Olímpico Internacional (COI). Sob o tema “A World Without Regulations Scrutiny – Um mundo sem regulamentos de controlo”, o jornalista aproveitou a palestra para afirmar que a “FIFA é igual a crime organizado”.

Segundo Jennings, “os adeptos de futebol sabem que existem subornos e corrupção na FIFA, mas não vêem isso publicado em lado nenhum”, pois “toda a gente sente o cheiro da corrupção, mas ninguém o menciona”.

O jornalista de investigação foi distinguido em 2006 como o melhor jornalista de futebol pelos adeptos ingleses, apesar de nunca ter escrito sobre jogos e de admitir que não vê futebol. Jennings tornou-se realmente conhecido quando denunciou as corrupções da FIFA, o que ainda hoje faz. Contudo, na altura já investigava casos famosos de corrupção, filmando o crime organizado na Sicília e a máfia local da Chechénia.

O jornalista interpela várias vezes o presidente e vice-presidente da FIFA na rua, como se pode ver através de vídeos disponíveis no seu site, o que já lhe valeu ameaças pelos advogados da federação. “Eu já lidei com a Máfia. Estes tipos da FIFA não me assustam”, assegura.

Depois de já ter lançado cinco livros, prepara-se agora para lançar um sexto, sobre o tema da corrupção no desporto. Embora receba cartas de advogados com ameaças, Andew Jennings, o único repórter banido pela FIFA até agora, diz que não vai deixar de fazer e publicar as suas investigações porque é jornalista e “o jornalismo envolve dignidade e confiança”.