Braga vai suceder a Antuérpia na recepção do evento, deixando para trás Iráclion, capital da ilha de Creta e Byron, ambas cidades concorrentes. A decisão foi tomada ontem, quinta-feira, em Bruxelas pelo Fórum Europeu da Juventude. Contudo, só será anunciada, de acordo com a Agência Lusa, no dia 24 de Abril, na capital belga.

Segundo o jornal Público, o orçamento para a Capital Europeia da Juventude é de “1,2 milhões de euros” e o projecto “dá prioridade às iniciativas de emprego jovem e de empreendedorismo”. Neste sentido, está prevista a criação de um “Gabinete de Empreendedorismo em parceria com a Associação Académica da Universidade do Minho”, para fomentar os projectos empresariais dos jovens e criar emprego.

O grande número de jovens na cidade portuguesa foi “um dos principais trunfos da candidatura”, como se pode ler no Público, já que “80 mil dos 180 mil habitantes do concelho têm menos de 35 anos”. Desta forma, e ainda de acordo com o jornal, o vereador da Juventude da Câmara Municipal de Braga (CMB), Hugo Pires, afirmou que o projecto pode ser importante para “incutir um espírito de risco nas novas gerações”.

A cidade deverá realizar “112 workshops e 88 seminários em áreas como o ambiente e sustentabilidade, o diálogo inter-geracional, o voluntariado e a inclusão social”, correspondendo, ao todo, a “13 mil horas de actividades ligadas à juventude”.

Braga vai ser Capital Europeia da Juventude no mesmo ano em que Guimarães vai acolher a Capital Europeia da Cultura.